Alergo Imuno

Últimas noticias

Voltar para listagem

Por que se cuidar?

Certamente você conhece alguma pessoa que tenha alergia. Seja ela respiratória ou de pele, associada a poeira, alimentos, medicamentos, insetos, derivados do látex ou qualquer outro alérgeno presente no meio ambiente. Independentemente da causa, essa reação comum a todos os casos nada mais é do que uma hipersensibilidade - uma resposta exagerada - do organismo a substâncias consideradas estranhas por ele. O que boa parte da população desconhece é a existência de um médico especializado na descoberta e tratamento desses quadros alérgicos: o alergologista.

É por isso que o dermatologista e o pneumologista são os primeiros médicos a serem procurados por quem desenvolve uma coceira ou vermelhidão na pele ou começa a sofrer de rinite alérgica, por exemplo. Mas isso não deveria ocorrer. Segundo a especialista em alergologia, Maria de Fátima Marcelos Fernandes, diretora da Associação Brasileira de Alergologia e Imunopatologia (ASBAI), esses profissionais não são habilitados para tratar doenças de origem alérgica. "Embora possam ajudar a diagnosticar esse tipo de enfermidade e trabalhar em conjunto para solucioná-la, em caso de suspeita de alergia, eles deveriam encaminhar o paciente ao alergologista. Este, por sua vez, irá realizar exames específicos para descobrir a causa do problema alérgico e os agentes capazes de desencadear as crises, para só então providenciar o tratamento", explica a médica.

Segundo Maria de Fátima, existem certos procedimentos que são uma prática exclusiva do alergologista. As doenças alérgicas são, na maioria das vezes, de origem genética e é dever desse especialista fazer o acompanhamento de pessoas que tenham o pai e a mãe com problemas alérgicos. "A prevenção é feita através de medicamentos e modulação do sistema imunológico do paciente por meio de imunoterapia, um tratamento com vacinas", diz.

Mas não é só. Ele atua também no tratamento das crises, mediante a prescrição de remédios para evitar que o processo inflamatório continue ou para diminuir os sintomas mais graves, como uma falta de ar, por exemplo.

Unidades de atendimento

Central de
atendimento
(81) 3221.7676
  • Recife

    Recife

    Rua José de Alencar, 725, Ilha do Leite

    Saiba como chegar
  • Cabo de santo agostinho

    Cabo de Santo Agostinho

    Av. Historiador Pereira da Costa, 538, Centro

    Saiba como chegar
  • Caruaru

    Caruaru

    Empresarial Difusora
    Av. Agamenon Magalhães, 444 – Salas 104/105 – Caruaru/PE

    Saiba como chegar
  • Caruaru

    Vitória de Santo Antão

    Rua Joaquim Nabuco, 237, Matriz, Praça do Fórum, Vitória de Santo Antão

    Saiba como chegar
  • Zona Sul

    Zona Sul

    Avenida Zequinha Barreto, 384, Sala 13, Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Galeria Piedade Center, CEP 54400-090.

    Saiba como chegar