Alergo Imuno

Últimas noticias

Voltar para listagem

O que trata e os profissionais específicos dessa área da alergologia.

Segundo Maria de Fátima, existem certos procedimentos que são uma prática exclusiva do alergologista. As doenças alérgicas são, na maioria das vezes, de origem genética e é dever desse especialista fazer o acompanhamento de pessoas que tenham o pai e a mãe com problemas alérgicos. "A prevenção é feita através de medicamentos e modulação do sistema imunológico do paciente por meio de imunoterapia, um tratamento com vacinas", diz.

Certamente você conhece alguma pessoa que tenha alergia. Seja ela respiratória ou de pele, associada a poeira, alimentos, medicamentos, insetos, derivados do látex ou qualquer outro alérgeno presente no meio ambiente. Independentemente da causa, essa reação comum a todos os casos nada mais é do que uma hipersensibilidade - uma resposta exagerada - do organismo a substâncias consideradas estranhas por ele. O que boa parte da população desconhece é a existência de um médico especializado na descoberta e tratamento desses quadros alérgicos: o alergologista.

É por isso que o dermatologista e o pneumologista são os primeiros médicos a serem procurados por quem desenvolve uma coceira ou vermelhidão na pele ou começa a sofrer de rinite alérgica, por exemplo. Mas isso não deveria ocorrer. Segundo a especialista em alergologia, Maria de Fátima Marcelos Fernandes, diretora da Associação Brasileira de Alergologia e Imunopatologia (ASBAI), esses profissionais não são habilitados para tratar doenças de origem alérgica. "Embora possam ajudar a diagnosticar esse tipo de enfermidade e trabalhar em conjunto para solucioná-la, em caso de suspeita de alergia, eles deveriam encaminhar o paciente ao alergologista. Este, por sua vez, irá realizar exames específicos para descobrir a causa do problema alérgico e os agentes capazes de desencadear as crises, para só então providenciar o tratamento", explica a médica.

Mas não é só. Ele atua também no tratamento das crises, mediante a prescrição de remédios para evitar que o processo inflamatório continue ou para diminuir os sintomas mais graves, como uma falta de ar, por exemplo.

Unidades de atendimento

Central de
atendimento
(81) 3221.7676
  • Recife

    Recife

    Rua José de Alencar, 725, Ilha do Leite

    Saiba como chegar
  • Cabo de santo agostinho

    Cabo de Santo Agostinho

    Av. Historiador Pereira da Costa, 538, Centro

    Saiba como chegar
  • Caruaru

    Caruaru

    Empresarial Difusora
    Av. Agamenon Magalhães, 444 – Salas 104/105 – Caruaru/PE

    Saiba como chegar
  • Caruaru

    Vitória de Santo Antão

    Rua Joaquim Nabuco, 237, Matriz, Praça do Fórum, Vitória de Santo Antão

    Saiba como chegar
  • Zona Sul

    Zona Sul

    Avenida Zequinha Barreto, 384, Sala 13, Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Galeria Piedade Center, CEP 54400-090.

    Saiba como chegar